quarta-feira, outubro 10, 2007

A cigarra e a formiga


Como todos sabem estamos na semana da criança, e quem já foi criança sabe que em todos os colégios acontecem algumas atividades para que os alunos possam se distrair e viver esse momento tão bacana que é a infância.

Sou monitora de 55 crianças, que vão da idade de 3 a 5 anos. Hoje como é um dia especial levamos do maternal a quarta sério ao teatro, para que eles se divertissem com a peça a cigarra e a formiga.

Tenho um senso crítico bastante aguçado, não consigo ficar sem expor minhas idéias e pensaentos, por mais que as vezes eles não possam acrescentar em nada!

Bom voltando a peça, adoro a história da cigarra e da da formiga, penso que todas as crianças devem conhece-la. Principalmente pela moral, onde aprendemos que devemos trabalhar todos juntos, para que possamos viver em perfeita harmonia, mas com uma dosagem de laser também. Bom, é basicamente isso!

No teatro a história funcionava da seguinte forma:

Existiam duas crianças, que tinham muita curiosidade para saber como era a vida das formigas e das cigarras. Um dia elas receberam uam visita de um papagaio, que deu roupas encantadas aos dois, assim um se transformou em cigarra e o outro em formiga!

A cigarra vivia em festa com suas amigas, tocando violão, dançando, " aproveitando a vida" que a propósito, achei um grande erro deles reforçarem a seguinte frase: " Nós cigarras vivemos muito pouco tempo, algumas vivem até mesmo dias!! por isto temos que aproveitar nossas vidas com festas, e viver sem trabalhar!"

Agora me respondam: que moral passou para as crianças????

Se você é uma pessoa ao menos um pouco culta sabe que isso foi não nada legal. Imagina se elas crescem com a idéia de que nasceu predestinado a morrer por isso não vai fazer nada!!!

Ha sinceramente não achei nada "educativo"!!

E não acaba por ai, depois que elas se transformaram, elas não lembram mais a suas identidades e de mais ninguém, lembravam somente de seus nomes. A formiga se tornou um ser que sofria muito, pois ela era uma formiga guerreira, e a cigarra e sua canção não paravam.

A cigarra tenta libertar a formiguinha do exército. Mas sendo inútil.

Chega o inverno e as cigarras sofrem com o frio, pois não tem o que comer, assim a formiga diz as cigarras que trabalhou muito durante os outros meses para garantir o sustento delas!!! ( como assim, tirou o verdadeiro sentido da história!!! não tinham que todos trabalharem?!?!?!)

O que deixou mais indignada foi que as crianças não voltavam a ser crianças.... No contexto pensei que elas virarim os insetos da história, depois voltariam a ser crianças, e contariam a experiencia!!! Mas não elas ficam insetos pra "sempre".

Fala sério hem!?!?

E outra eles usaram palavras que crianças de três anos não entendem... tipo seiva!!!! Elas não são gênios não!!!

La Fontaine deve estar remexendo no caixão, por conta disso!!!

Achei essa releitura da fábula, e gostei muito!!! Achei muito mais interessante...


- A Cigarra e a Formiga -
"Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra, muito amigas. Durante todo o outono a formiguinha trabalhou sem parar armazenar comida para o período de inverno, não aproveitou nada do sol, da brisa suave do fim da tarde e nem do bate papo com os amigos ao final do expediente de trabalho tomando uma cerveja, seu nome era trabalho e seu sobrenome, sempre.Enquanto isso a cigarra só queria saber de cantar nas rodas de amigos nos bares da cidade, não desperdiçou um minuto sequer, cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou o sol, curtiu para valer sem se preocupar com o inverno que estava por vir.Então, passados alguns dias, começou a esfriar, era o inverno que estava começando. A formiguinha exausta entrou em sua singela e aconchegante toca repleta de comida.Mas alguém chamava por seu nome do lado de fora da toca e quando abriu a porta para ver quem era, ficou surpresa com o que viu, sua amiga cigarra dentro de uma Ferrari com um maravilhoso casaco de vison.E a cigarra falou para a formiguinha: Olá amiga, vou passar o inverno em Paris, será que você poderia cuidar de minha toca ? E a formiguinha respondeu: Claro, sem problema, mas o que lhe aconteceu que você vai para Paris e está com esta Ferrari? No que a cigarra responde: Imagine você que eu estava cantando em um bar na semana passada e um produtor gostou da minha voz e fechei um contrato de seis meses para fazer shows em Paris... A propósito, a amiga deseja algo de lá?Respondeu a formiguinha: Desejo sim, se você encontrar por lá um tal de La Fontaine, mande ele para a p q p !!!"


Moral da história:Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício em fábulas do La Fontaine.





Nenhum comentário: